top of page

O Mentor

foto perfil 0-4.jpg

Bacharel em Física, Licenciado em Matemática, Engª Mecânica, pós-graduado em Comércio Exterior, Consultor pela PUC-SP, além de vários cursos específicos e dezenas de livros como auto didata, foram as bases para o meu conhecimento científico.

Com dez anos de idade, iniciei minha vida no trabalho, ajudando meu pai em sua tapeçaria. Trabalhei em oficinas de costuras, onde aos dezesseis anos comprei três máquinas de costura e iniciei meu primeiro negócio, mas em função do exército tive que parar e a partir dos dezenove fui para o mercado de trabalho iniciando as atividades em um banco, passando por três empresas metalúrgicas, onde na primeira aos 21 anos já era gerente de vendas e aos 33 chegava a uma Multinacional como diretor comercial.

Na área da educação, ministrei aulas em colégios públicos, escolas técnicas do Estado de São Paulo e SENAC.

Como tive minha especialização na área Comercial, sempre estive envolvido em análises estratégicas e desenvolvi uma visão generalista, acostumado assim, a buscar respostas para as causas, e não apenas corrigindo os efeitos, daí vieram os conhecimentos também nas áreas de marketing, custos, compras, processos industriais, logística, contabilidade, administração, fluxos de atividades,  elaboração de Planejamento Estratégico, entre outros.

Porém, foi no início da década de 1990 que ingressei na área de consultoria e tive a oportunidade de assistir a uma palestra do jornalista político e econômico Joelmir Beting, que tinha como objetivo chamar a atenção dos executivos; das empresas de médio e grande porte, que participavam do evento; sobre a nova década de mudanças que o Brasil iria passar, em função da abertura das fronteiras para as importações, o que já estava previsto a partir da metade da mesma década, e que os empresários deveriam se preparar para enfrentar a concorrência exterior.

Pouco tempo depois, participei em outra palestra, dessa vez, de um consultor do Sebrae-SP, onde demonstrava a fragilidade das micro e pequenas empresas, inclusive com gráficos e estatísticas de quebras dessas empresas nos primeiros anos de funcionamento.

Nesse momento, relacionei o que ouvira na palestra anterior com esse cenário e comecei a me questionar, sobre qual seria a condição de sobrevivência dessas empresas, que já sofriam com seus próprios problemas. O que lhes aconteceria nessa nova década com a abertura das fronteiras brasileiras?

Essa questão me levou a iniciar um estudo profundo e incansável sobre “o porquê de as empresas quebrarem”. E assim, parti em busca das respostas e iniciei a grande batalha contra a incredulidade daqueles empresários que sempre acharam que os seus próprios conhecimentos eram suficientes para seus negócios prosperarem.

 

Mas foi através de visitas, análises e acompanhamentos à centenas de empresários que fui identificando as deficiências comuns que existiam na gestão dos negócios e em função disso, desenvolvi uma metodologia que mostrava como gerenciar a empresa de forma clara. E isso foi o que abriu os olhos dos empresários para a importância de se aprimorarem. Nesse momento, já em setembro de 2006 abri minha empresa, com o nome fantasia "Nota 10 Consultoria".

 

Para facilitar o aprendizado elaborei uma ferramenta denominada "Gnio"- Gestor de Negócios com Inteligência Operacional, isto porque é um software composto por vários indicadores que demonstram os resultados da empresa em tempo real, eliminando as planilhas eletrônicas que tanto complicavam os controles e que ajudariam na implementação da metodologia de gerenciar as empresas a cada trinta dias. Esse sempre foi um dos maiores problemas encontrados pelos gestores; não enxergarem que a gestão tem que ser feita periodicamente, dentro de trinta dias, proporcionando dessa forma um controle muito mais fácil e tranquilo.

Hoje, fazendo uma análise de toda essa caminhada, e se tudo puder ser resumido em uma só palavra, essa palavra é "perseverança", pois, por mais de 30 anos, venho demonstrando para esses empreendedores que se arriscam em criar um negócio num mercado tão inconstante como é o brasileiro, que gestão é algo que precisa ter os seus conceitos constantemente revisados, pois não basta somente o aprendizado que a vida traz. Temos que continuar buscando conhecimento.  

Busco assim, através da mentoria, difundir essa metodologia para todos os profissionais gestores, de pequenos negócios, que queiram administrar com bastante clareza e tranquilidade, pois sei que quem utilizar corretamente esses conhecimentos terá condições de melhorar a lucratividade e por conseguinte o seu futuro também estará  garantido.

Minha experiência poderá ajudá-lo. Basta você querer!

bottom of page